Sinalização – Recomendações para instalação

Sinalização – Recomendações para instalação

Equipamentos como extintores, mangueiras, detectores, os sistemas de sprinklers etc.. são de grande importância em casos de incêndios. mas a sinalização, que é um item que muitas vezes pode passar despercebido, e que também é muito importante na segurança contra incêndio. E se instalada de maneira incorreta ou em sua ausência pode colocar pessoas em risco.

Como instalar as placas?

Existem diversos tipos de sinalização, porém as mais utilizadas para segurança em caso de incêndio são as de orientação e salvamento. mais conhecidas por indicação de equipamentos e as de rota de fuga.

níveis sinalização
Referência de níveis para instalação das placas

Rota de Fuga

A sinalização para rota de fuga deve indicar mudanças de direção ou sentido, saídas e escadas de emergência. Placas devem ficar no máximo 15m de distância, no nível superior e acima de portais de maneira que de qualquer ponto seja possível ver a próxima.

sinalização - rota de fuga
Referencia instalação sinalização para rota de fuga

Sinalização de equipamentos

Com o intuito de indicar a localização e os tipos de equipamento de combate a incêndio disponíveis. Deve ser instalada em local visível e em nível superior logo acima do equipamento indicado. com exceção da placa E2 e E3 que dever ser instalada no nível intermediário e a E17 no nível do solo.

sinalização - equipamentos
BÔNUS:
Como instalar e sinalizar abrigos de extintor e hidrante?

Os abrigos devem ser instalados cerca de 1,60m de altura com uma placa indicativa logo acima preferencialmente no nível superior. Se houver a possibilidade de obstrução deve ser colocado uma demarcação no solo. Demarcação essa que pode ser um tapete ou adesivo. E deve ter como dimensão mínima 1m, um quadrado vermelho dentro com dimensão mínima de 75 cm e uma borda amarela de 15cm.

Enviar mensagem
Estamos online